17.9.2013 8h às 18h Teatro Raul Cortez Rua Dr. Plínio Barreto, 285
Experiência internacional de políticas públicas e incentivos ao retrofit (Nova York)
John Lee é diretor representante para Green Buildings e Eficiência Energética na Secretaria de Planejamento a Longo Prazo e Sustentabilidade da Prefeitura de Nova York. Ele lidera a política municipal e esforços legislativos para levar o ambiente construído a padrões de eficiência energética sem precedentes. Antes disso, John trabalhou no Departamento de Construções de Nova York como arquiteto sênior na divisão de desenvolvimento de condutas e no Departamento de Planejamento Urbano, como projetista urbano. No começo de carreira, John foi diretor de arte para uma empresa de consultoria em desenvolvimento de web, com uma carteira de clientes do setor de energia que incluía a Enron e a Reliant Energy. Também, trabalhou em uma empresa de arquitetura e engenharia do setor privado com construções institucionais, instalações de transporte e projetos para universidades. Atualmente, como arquiteto licenciado, John possui o cargo de votação do prefeito na New York State Uniform Code Council.
Perfil dos projetos atuais de Retrofit e benefícios que poderiam ser criados para estimular a prática na cidade de São Paulo.
Paula Motta Lara é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi Secretária Nacional do Patrimônio, no Ministério do Planejamento e, anteriormente, diretora do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura Municipal de Santo André. Exerceu também o cargo de Diretora do Departamento de Aprovação de Edificações da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Experiência de política pública em Belo Horizonte
Sócio-Gerente da Construtora Diniz Camargos Ltda, Presidente da Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – 2001 até a presente data;
Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – 2002/2005, 2006/2009 e 2010/2013;
Sócio Iniciador (2000) do Instituto Horizontes;
Diretor do Instituto Horizontes - 2000 até a presente data;
Presidente do Conselho Deliberativo 2004/2007, 2007/2010 e 2010/2013;
Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SINDUSCON-MG) –1998/2001 e 2001/2003;
Presidente da Comissão de Economia e Estatística da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conselheiro do Conselho de Ética desta mesma entidade -1998/2003;
Presidente do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SECONCI-MG) -1996-1998;
Moderadora do painel 1
Adriana Levisky é arquiteta urbanista titular de Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, escritório que desenvolve projetos arquitetônicos e urbanos, consultoria em ações estratégicas vinculadas à legislação urbanística e edilícia e requalificação de espaços na escala urbana, buscando aproximar as esferas pública e privada. Atualmente Adriana Levisky é vice-presidente da AsBEA São Paulo (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), representante do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na CEUSO (Comissão de Edificações e Uso do Solo) e coordenadora do CT Projeto do CBCS.
Moderador do painel 2
“Engenheiro Civil, Professor Titular da Escola Politécnica da USP, Coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisa "Engenharia e Planejamento Urbanos" do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica, do Mestrado Profissional em Inovação na Construção e do Poli-Integra, programa de cursos de extensão do mesmo Departamento. Tem desenvolvido pesquisas, se envolvido em consultorias e orientado alunos de mestrado e doutorado, além de possuir publicações em livros e periódicos particularmente em sustentabilidade urbana, gestão habitacional, ofertas em habitação e urbanização de favelas. http://alexabiko.pcc.usp.br”
Projeto Jardim das Perdizes
Fabio Villas Bôas, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, é, desde 2003 Diretor Técnico da TECNISA, integrante dos comitês: de Meio Ambiente do Sinduscon-SP (COMASP), e Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP (CTQ), coordenador da Norma Brasileira de Desempenho 15575”.
Mobilidade urbana - Como o tempo de deslocamento nas cidades pode melhorar?
Possui Pós-Doutorado na University of Oxford; PhD em Transportes pela University of Leeds; Mestre em Transportes pela COPPE/UFRJ; Engenheiro Civil pela UFRGS; Foi Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Diretor Presidente da EPTC de Porto Alegre (2005-2010); Diretor da ANTT (2002-2003); É Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS (1989-...); É Professor Visitante na Grenoble Ècole de Management, França (2011-...); É Consultor do Banco Mundial (2010-...); Pesquisador do Institut für Mobilitätsforschung – IfMo (2012-2013); Consultor em Planejamento e Economia dos Transportes tendo participado de projetos de transporte público e de infraestrutura de transportes no Brasil, Peru, México, Colômbia e Costa Rica; Consultor de empresas concessionárias de rodovias brasileiras; É Conselheiro do Grupo Temático de Transportes e Logística do FIERGS (1997-...); Autor do livro: Rodovias Auto-Sustentadas: O Desafio do Século XXI; Recebeu o Título de Engenheiro do Ano 2000, pela Sociedade de Engenharia do RS.
Novos caminhos para a objetivação da eficiência urbana: a experiência de Barcelona
Especialista em planejamento de infraestrutura urbana, atuou no Barcelona Regional entre 1999 e 2011.
Bacharel em engenharia mecânica e Ph.D em Ciência Térmica. A principal área do seu interesse professional é em planejamento urbano de infraestrutura, com foco em sistemas de energia e seus impactos ambientais. É comprometido tanto com ensino, quanto com pesquisa e mercado. Atualmente atua como Consultor Sênior na Aiguasol Engineering (Barcelona, Spain). Também atua como membro especialista do conselho do Skolkovo Innovation Center (Moscow, Russia) e membro do Instituto Internacional de Keiko para Arquitetura e Urbanismo (Tokyo, Japan). Atuou como diretor técnico da Agência de Energia de Barcelona (2002-03) e foi diretor técnico dos Sistemas Urbanos Estratégicos de Barcelona (2009-11). Leciona no Instituto de Arquitetura de Barcelone, Universidade Politécnica da Catalunya, Instututo Quimico de Sarría na Barcelona e Escola de Organização Industrial em Madrid. Já foi professor convidado nas universidades de Princeton, Geneva, Italo-Suíça, Escola de Planejamento e Arquitetura de Nova Deli, e universidade de Malmo, entre outras. Foi diretor científico e co-autor do Plano de Melhoria Energética de Barcelona, que recebeu o prêmio europeu “Climate Star 2002”. Já publicou mais de 50 artigos técnicos e científicos e o livro “EnergyScapes”(2010 Gustavo Gili).
Global Initiative for Resource Efficient Cities
Luisa Madruga possui Mestrado em Gerenciamento e Políticas Ambientais e graduação em Economia pela Nova Universidade de Lisboa. É consultora em Economia Ecológica para várias empresas e instituições públicas em Portugal, com foco em instrumentos de políticas ambientais e avaliação econômica de serviços de ecossistemas. Co-autora em revistas, faz parte do time UNEP Brasil desde Dezembro de 2012 como Project Officer em Economia Verde.
Moderador do painel 3
Deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998).Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998.Autor de parte da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais, e relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica.Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais, quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional.Em 2005 colaborou com a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, do qual é atualmente secretário-executivo.Fundou e presidiu a SOS Mata Atlântica, a OIKOS, Funatura e Biodiversitas. Conselheiro na The Nature Conservancy Brasil, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Akatu. Greenpeace Internacional e outras ONGs.Ganhador de vários prêmios ambientais, como o Global 500 das Nações Unidas.
Vila dos Atletas, Rio de Janeiro
Formado em engenharia civil pela UFBA, possui MBA em finanças coorporativas pela PUC-Rio e MBA Empresarial Odebrecht/FGV. Começando como Trainee na Odebrecht, hoje é Diretor de Contrato na mesma empresa, atuando como Diretor Geral da Ilha Pura, Incorporadora e Construtora controlada pela Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias e responsável pela realização da Vila dos Atletas. Trabalhou em projetos de irrigação, saneamento, logística e energia em Angola e no Peru, sempre focados no desenvolvimento sustentável das cidades.
Operações urbanas na cidade de São Paulo
Arquiteto pela EESC-USP e mestre em projeto de arquitetura pela FAUUSP. Trabalhou, ao longo de sua carreira profissional, com experiências notáveis em projetos urbanos, edificações e desenho universal. Especialista em projetos de desenho urbano, em 2010 publicou um livro sobre o processo de desenho das vias públicas de São Paulo. É professor da seqüência de urbanismo no curso de arquitetura da Universidade São Judas Tadeu.